terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Carnaval cinematográfico


Enquanto a maioria das pessoas estavam batucando e pulando pelos carnavais a fora, eu como fã de cinema, comidinha gostosa e boa companhia, fiquei em casa assistindo alguns filmes em Dvd que eu perdi nos cinemas. Foi o caso de "Ao Entardecer", um filme com um elenco feminino pouco visto no cinema atual: Vanessa Redgrave, Toni Collette, Claire Danes, Glenn Close, Meryl Streep e Natasha Richardson. Além do show das atrizes, um filme simples e que emociona. Nada de ilusões e final feliz, mas algo do tipo "a vida como ela é". "Fatal", filme da diretora Isabel Coixet, de "Minha vida sem mim", traz história baseada em livro do fantástico Philip Roth e os atores Ben Kingsley e Penélope Cruz. História sem sentimentalismos, muito bem interpretada e dirigida sobre um homem de meia-idade que não sabe se posicionar diante do relacionamento com a namorada mais nova. Outra vez aqui, o tempo mostra-se impiedoso. Se Kingsley mais uma vez mostra porque é considerado um dos maiores atores da atualidade, Penélope rouba a cena com sua beleza e talento. E por fim, "A Família Savage" que é um filme parado, estilo europeu com diálogos marcantes e interpretações brilhantes de Laura Linney e Philip Seymour Hoffman.

Filmes sem efeitos especiais, maquiagens elaboradas, nem lugares estonteantes. Filmes sobre pessoas, relacionamentos, dores, culpa. Vida.

E falando em cinema, não dá pra não comentar que embora não tenha assistido "O Leitor", "Milk" e "Vick Cristina Barcelona", já digo de antemão que foi mais que justo as estatuetas do Oscar para três dos maiores ícones da sétima arte atuais: Kate Winslet (simplesmente a melhor), Sean Pean (genial) e Penélope Cruz (fantástica). Dessa vez, a Academia não teve medo de acertar!
Meu carnaval não acabou, hoje a noite, troco mais uma vez as baterias de escola de samba e trios elétricos para conferir na telona "Quem quer ser um milionário?" e avaliar se a estatueta foi merecida para o Oscar de melhor filme.

5 comentários:

Lara Rodriguez disse...

Que show de foto. Fazia tempo que nessa festa do cinema não tinha 3 pessoas tão incríveis posando na foto dos vencedores.
Amei Vicky Cristina Barcelona e O Leitor. Milk ainda não assisti.
Agora, sobre os três que você alugou em dvd, nenhum...vou ver se encontro por aqui.
Beijo.

Fernando Bassat disse...

Ueba! Tava papeando com a Lara (gata aí de cima) no msn e ela falou para eu correr aqui no blog que tinha texto novo.
Ando tão relapso que não assisti quase nenhum filme indicado ao Oscar, com excessão do Benjamin Button. Mas assisti A Família Savage e a Laura Linney dá um show de interpretação.
Agora, quem precisa assistir Kate, Sean e Penélope para saber que eles arrasam? Não teve para a Jolie nem para a Streep. Pena que não dá para ganhar mais de uma pessoa.
O Heath Ledger pra mim foi piada, não devia ser ele o vencedor, mas...
Vamos continuar nos refugindo nos cantinhos escuros do cinema, porque esse mundo anda por demais de chato.
Beijos diva.

Anônimo disse...

Concordo com você em quase tudo...(Se não tivesse dormido no meio de um dos filmes,com certeza concordaria em tudo...rs).Em relação a estatueta de melhor filme eu também acho que a academia não teve medo de acertar.
E a melhor parte do meu carnaval foi ter sua presença.Bjo

Valentina disse...

Fatal é bem lindo, aliás o livro do Philip Roth é super especial.

Não concordo com o Fernando! Acho que é merecido o oscar do Heath Ledger, e super merecidos os das três estrelas da foto!

Nina disse...

e salvas de palmas para kate winslet. amazing actrice.