sexta-feira, 31 de julho de 2009

Leonera e o amor


Dica de dvd: o filme argentino "Leonera", com a bonitinha Martina Gusman e a participação do brasileiro chatinho, Rodrigo Santoro.

O dia amanhece e Julia (Martina Gusman) está rodeada pelos corpos ensanguentados de Ramiro (Rodrigo Santoro) e Nahuel. Ela é presa e enviada a uma penitenciária específica para mães e grávidas sentenciadas. Nos primeiros dias Julia permanece reclusa, mas aos poucos faz algumas amizades e tenta se adaptar vivendo dia após dia numa cadeia cuidando do filho pequeno.

Apesar do filme querer apontar determinados caminhos mais prováveis para nossa imaginação fluir, o caminho fácil pra mim é um só: apesar das dificudades que cada um passa a todos os momentos e diariamente, só uma coisa no final faz diferença: temos alguém para viver? com quem nos preocupar? depois de um dia cansativo, alguém vai ligar? Se eu desaparecer, alguém vai notar?
Pode ser um filho, um companheiro, uma mãe ou pai, um amigo. Mas o essencial nessa vida é amar e ser amado, mesmo que esse seja o clichê, o banal, o trivial, o lugar-comum. Mas todos nós, disfarçando ou sendo direto, precisamos do olhar, da atenção, preocupação, carinho e amor do outro. Já disse Lacan, que nossa existência só existe se alguém nota que existimos.

Pra isso, basicamente nos destinamos. E não é pouco.

3 comentários:

Fernando Bassat disse...

Achei um filme longo e cansativo, mas a sua análise é sempre pertinente.
Beijo diva.

Anônimo disse...

clichê mas é verdade.

Lara Rodriguez disse...

Assisti o filme e apesar de triste dá um ar de esperançoso. E a atriz é linda, linda. No final com aqueles cabelos curtinhos arrasa quarteirão.