terça-feira, 22 de setembro de 2009

Fernanda Takai e a nova música brasileira


Comprei avidamente o DVD da Fernanda Takai, "Luz Negra". O título do dvd (e do cd) que dá nome ao show é uma música de autoria de Nelson Cavaquinho, e é lindamente interpretada pela vocalista do Pato Fu. Sou fã da banda desde o show que assisti deles no Hollywood Rock, há muitos anos atrás; depois desse ainda vi o show de divulgação do álbum "Ruído Rosa" no Sesc e o que percebo ouvindo os discos, acompanhando a carreira e assistindo alguns shows é que eles nunca perdem o frescor, estão sempre se inovando e misturando sons e batidas diferentes.

Fernanda Takai já lançou seu disco solo há algum tempo e só agora saiu a gravação do show, que não fui ainda, mas pretendo. O disco contém regravações de músicas que foram cantadas por Nara Leão no auge da bossa nova, mas no show ela inova (mais uma vez) e mistura bossa com, por exemplo, "Ordinary World", de Duran Duran, dos anos 80 e é inevitável não sorrir. Como é de costume, tem música dos dois compositores mais gravados no Brasil: Chico Buarque e Caetano Veloso. Do primeiro, "Com açúcar, com afeto", de Caetano (e Gil), a pouquíssimo conhecida: "Lindonéia".
Partes interessantíssimas e emocionantes vêm também com a marchinha de carnaval, "Ta-Hi (pra você gostar de mim)", "Diz que fui por aí", de Zé Ketti, "There Must Be An Angel", composição de Annie Lennox, e a lindinha "Você já me esqueçeu", de Fred Jorge.

Além do repertório, as participações de John Ulhoa, parceiro de banda e da vida e a bateirista e percussionista Maria Portugal. Uma direção de arte impecável, um cenário simples que na telinha se reveza entre o preto e o branco e o super colorido, e a simpatia de Takai.
Ouvi-la é ouvir o potencial da música brasileira hoje, e com isso ter certeza de que não precisamos viver do passado dessa mesma música.

2 comentários:

Unknown disse...

Pra falar a verdade não gosto do som do Pato Fu com excessão de algumas músicas mas eu me surpreendi quando ouvi o cd de uma amiga, da Fernanda Takai, Achei muito bem realizadinho. Mas o bom mesmo é viver do passado, do presente e esperar o futuro da música brasileira.

Lisa disse...

Oi, sou irmã da Valentina e ela me indicou seu blog e acompanhei a 'discussão' sobre o cigarro e vou acompanhar o seu blog e o do leandro.

Que essas discussões sempre aconteçam, bacana poder ler diversas opiniões de pessoas que sabem escrever!

Abraço, Lisa.