terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Há tanto tempo que te amo


Em alguns casos eu demoro para ler, assistir, escutar determinadas obras - em alguns casos porque não as encontro, outras por descaso - "Há tanto tempo que te amo", filme de Philippe Claudel, decididamente foi a primeira opção. Desde que estreou nos cinemas brasileiros minha vontade de assisti-lo era imensa, mas não passou nos cinemas daqui e só agora o localizei na locadora.
Valeu a espera, valeu cada minuto dos 116 que o longa possui e valeu cada lágrima.

A atriz inglesa, brilhante, Kristin Scott Thomas (esquecida pelo público) protagoniza esse filme de sensibilidade imensa e só tive olhos pra ela em sua atuação magistral.

Siinopse: Juliette retorna à familia e à sociedade após 15 anos na cadeia. Apesar de uma separação familiar drástica no passado, sua irmã mais nova decide abrigá-la em sua casa e aos poucos a trama revela o que há por trás da tragédia que manteve Juliette afastada por tanto tempo da vida real.
Claro, se presumirmos que a detenção não seja a vida real...

Como presenciei de perto e na pele, pessoas queridas que foram separadas do âmbito social e detidas em penitenciárias, sei bem da dificuldade de se tornar a viver, neste que chamamos mundo real. Os olhos fundos, desanimados de Juliette é mostrado muitas vezes em close-up, para que possamos de alguma meneira entrar na pele, nos misturarmos com sua dor e aflição, registrar a dificuldade de viver, seja em que lugar for, da necessidade imposta pela sociedade de se readaptar, dialogar com as outras pessoas que permaneceram.

Há tanto tempo que te amo poderia ser um grito, ou uma fala delicada (nem um, nem outro acontecem) de uma irmã para outra ou de Juliette para a mãe que a abandona, para o filho morto...
A cena em que as irmãs se confrontam é de perder o fôlego e de examinar em nós, cada culpa existente que levamos vida afora. Manifestamente o filme é sobre culpa, mas o latente do longa é sobre amor, redenção e segunda chance.

Fime francês encantador com uma atriz inglesa estupenda. Vale muitíssimo a pena!

4 comentários:

Fernando Bassat disse...

Verdade diva, esse filme já é meio antigo. kkk
Mas é lindo, indico pra todo mundo mesmo.

Karina Santos disse...

Lindissimo o filme.
Voce como sempre consegue traduzir em palavras sentimentos que muitas vezes ,nao conseguimos nem ao menos olha- lo de frente.
Beijo

Helena disse...

Putz a Kristen Scott Thomas dá um show de interpretação, a trilha sonora é incrível

Nina disse...

há tanto tempo que eu te amo...