quinta-feira, 18 de março de 2010

Cultuadas, originais, imperdíveis...


Em uma postagem antiga eu falei de algumas séries de TV, e volto a falar delas porque é quase unânime hoje em dia as pessoas acharem que os roteiristas e diretores das mesmas estão bem mais criativos que os dos filmes de hollywood (Não acho que seja só atualmente). Cada um tem as suas séries preferidas e lá vai a lista das minhas:

1) Twin Peaks - Por causa dessa série do excepcional David Lynch, as séries voltaram com tudo. Em 1990 todos que assistiam, se perguntavam quem havia matado Laura Palmer. Twin Peaks só durou duas temporadas, mas foram duas temporadas de esquisitices e eventos bizarros que todo mundo queria ver, além de ter revelado atores como Kyle MacLachlan e Lara Flynn Boyle. As duas temporadas estão disponíveis em DVD.

2) Arquivo X (The X-Files) - Fenômeno mundial que estourou em 1993 e que permaneceu 9 anos no ar. Dois agentes do FBI tentando desvendar atividades paranormais. A série tinha de tudo, de conpirações governamentais até abduções alienígenas e seus slogans, "Trust No One", "The Truth is Out There", e "I Want To Believe" entraram para a cultura pop dos anos 90, assim como seus atores principais: David Duchovny e Gilian Anderson, que depois de encerrada a série não conseguiram emplacar em mais nenhum papel, já que a gente só consege vê-los como Fox Mulder e Dana Scully. Todas as nove temporadas e dois filmes em DVD.

3) Sex and The City - Baseado num livro de mesmo nome de Candance Bushnell, a série focava nas relações íntimas de quatro amigas que moravam em Nova Iorque. Toques de um humor finíssimo, atuações magníficas das quatro atrizes principais e de gosto popular e culto, Sex and The City permaneceu no ar por 6 anos (1998-2004) e cultivou fãs mundo afora. Todas as temporadas e um filme diponíveis em DVD.

4) A Sete Palmos (Six Feet Under) - Também produzida pela HBO, assim como Sex and The City, Six Feet Under mostrava um drama convencional de família com abordagens bem distintas sobre a morte. Ficou no ar de 2001 até 2005 e revelou talentos incríveis, como: Rachel Griffiths (espetacular atriz) e Lauren Ambrose, além da veterana, Frances Conroy. Humor negro de primeiríssima e drama também de primeira qualidade fez da série ser cultuada pelos mais intelectualmente favorecidos. Todas as 5 temporadas em DVD.

5) Alias - Série criada por J. J. Abrams (o mesmo de Lost) e que revelou o talento da atriz Jennifer Garner, como Sidney Bristow, uma espiã de um departamento da CIA. Em 5 temporadas (2001 - 2005) a série conseguiu manter o nível sempre alto, além de reviravoltas revigorantes. Muita ficção e espionagem de qualidade! Todas as temporadas disponíveis em DVD.

6) Gilmore Girls - Tem características marcantes que nunca encontrei em outra série, como diálogos extremamente rápidos e com poucas pausas e muitas referências da cultura pop, além de política e comentários sociais. Revelou ao mundo (ainda bem) Lauren Graham e permaneceu no ar por 7 anos (2000 - 2007). Todas as temporadas super disponíveis em DVD.

7) Desperate Housewives - Desde 2004, o público se delicia com as desesperadas donas de casas de Wisteria Lane e com elas acompanham os mistérios, a ironia e o fino humor negro. Elenco em sintonia e grandes nomes hoje da TV norte-americana, como Felicity Huffman e Marcia Cross. Está no ar com sua sexta temporada pelo canal ABC. No Brasil, as 5 primeiras temporadas disponíveis em DVD.

8) Weeds - Série de humor negro inteligente, que tem como enredo uma víuva dona de casa que para se sustentar e sustentar a família passa a ser traficante de maconha. A atriz Mary-Louise Parker, que foi descoberta em "Tomates Verdes Fritos" e esquecida, volta a arrebentar e mostrar seu incrível talento. Está ainda no ar com sua quinta temporada. No Brasil, disponíveis em DVD apenas as 4 primeiras temporadas.

9) Bones - Estreou em 2005 e é levemente inspirada na vida da médica legista Kathy Reichs. A atriz Emily Deschanel vive a Dra. Temperance Brennan, e é uma antropóloga forense a serviço do FBI. Atriz certa no papel certo, elenco super afiado, episódios marcantes, a série mistura investigação com drama e comédia e dá super certo. Já está na quinta temporada e aqui no Brasil as 4 primeiras já estão disponíveis em DVD.

10) Lost - Fênomeno bem parecido com "Arquivo X", a série é um sucesso mundial por combinar mistério, investigação, bons atores e uma trama não 'aberta'. Impossível hoje falar de série e não lembrar de Lost. Impossível não colocá-la nessa lista. Está na sua sexta e última temporada, tendo as suas outras 5 disponíveis aqui no Brasil em DVD.

Menções honrosas: "Friends" (outro sucesso mundial, 1994 -2004), "Dexter" (2006 - no ar), "Ally McBeal" (1997-2001) e "Brothers and Sisters" (2006 - no ar).
Obs: Foto - Desperate Housewives.

5 comentários:

Unknown disse...

Vi Twin Peaks, arquivo X, Lost, Roma, Dr. Hause, esta última aflitiva e cansativa..

Mas é tudo de bom , as
series!

Geralmente vejo tudo em um fim de semana, fico entoxicada por um assunto! rs

Fernando Bassat disse...

Achei a lista boa, diva, mas pra mim faltam: O Exterminador do Futuro, As crônicas de Sarah Connor, Dr. House que não acho nem um pouco cansativa Gean. kk e Prison Break.

Giorgio disse...

Nunca assisti Bones e Gilmore Girls mas acho Brothers & Sisters muito chato. As crônicas de Sarah Connor é uma série muito boa, eu concordo com o Fernando e concordo com ele também em House. Mas a que mais senti falta na sua lista foi Heroes. E Gean, Roma é muito bom.

Unknown disse...

Gean,

eu acho House bem chata também, não acompanho todos os espisódios, mas acho a "solução" para os casos, meio 'milagrosas'.

Fernando,

eu nunca assisti Prison Break, então não posso comentar, mas realmente, As crônicas de Sahah Conner é uma série incrível (acho que deixei algumas incríveis de fora).

Giorgio,

acho que você devia assistir Bones e Gilmore Girls, quem sabe não te surpreenda?
Mas honestamente, não gosto de Heroes, até a segunda tmporada passava, mas na terceira a coisa começou a ficar realmente chata.

Beijos pra todos.

Gean disse...

Giorgio, gostei de Roma tbm!

Fernando, vejo estas series assim ,tudo de uma vez, tipo em dois fins de semana, tirando um dvd e colocando outro..
Até hoje lembro da sensação deliciosa em ver Lost(menos a última temporada),Roma tbm..

Mara, adorei compartilhar contigo a impaciencia com Dr. Hause! rs

Beijos....