terça-feira, 4 de maio de 2010

A farsa

Contatos de Quarto Grau" é um filme que promete muito e cumpre pouco.
Ele absorve a técnica do 'pseudocumentário', que ficou famoso em 1999 com "A Bruxa de Blair" e mais recentemente com "Atividade Paranormal". A história narra a vida da suposta psicóloga Dra. Abigail Tyler, que na cidade de Nome, Alaska, teria atendido inúmeros pacientes abduzidos por alienígenas. No início do filme a atriz Mila Jovovich se apresenta como ela mesmo, atriz, que interpretará a psicóloga e avisa que nós iremos assistir uma "recriação dos fatos" e que são "perturbadores". O filme lança mão de vídeos supostamente gravados pela Dra. Tyler, assim como gravações de voz e uma entrevista com a própria Abigail Tyler.
Terminado o filme, mesmo uma céptica como eu, acha que o filme é relevante e mesmo, assustador, embora tenha percebido algumas incoerências e absurdos do roteiro. Mas eis que a verdade aparece depois de uma procura pelo nome do filme na internet: o filme não narra uma história verídica, é apenas uma história. Até aí seria algo normal, já que o cinema é fantasioso e pode-se contar o que quiser, mas partir de uma premissa verdadeira quando na verdade ela é absurdamente falsa é outra.
Acho mais que devido a pessoa que assiste o filme saber se ele é algo fictício ou não, como foi demonstrado nos já citados "A Bruxa de Blair" e "Atividade Paranormal". "Contatos de Quarto Grau" só é assustador e intrigante quando não sabemos a verdade. Mentira desfeita ele não se sustenta e é caso até de Procon.
A distribuidora antes do lançamento do filme disponibilizou na internet artigos que supostamente seriam da Dra. Abigail e fez com que parecesse realidade. E agora a mesma distribuidora está sendo processada.
Poupem o tempo de vocês e desprezem esse engodo!

2 comentários:

Nina disse...

mara, realmente o filme é ruim mas o que está me chamando mais atenção é que antes vocês escrevia com mais gosto, mais paixão. hoje em dia você anda meio burocrática até quando fala de sonhos.
desculpe mas essa é minha impressão. beijos inteiros.

Giorgio disse...

Concordo com você quando escreve que quem assiste deve saber se realmente se trata de fatos ou fantasias do autor/diretor mas descordo quando você diz que o filme não se sustentaria caso todos que assistissem soubesse a verdade, achei o filme poderoso e nunca havia visto a Milla Jovovich trabalhar tão bem.