terça-feira, 14 de setembro de 2010

A passagem do tempo para Stephen King


Stephen King é um dos autores mais famosos mundialmente. Conhecido por escrever obras de suspense e terror, ele se tornou um mestre e é reverenciado por muitos. Muitas de suas obras foram adaptadas para o cinema com grande êxito, e alguns, são realmente muito bons, como: "Conta Comigo", "O Iluminado", "Carrie, a estranha" e "Louca Obsessão". Mas seus livros não são lineares. Alguns li com grande entusiasmo, outros, demorei uma eternidade, por achar incrivelmente chatos. O que me parece é que King, com o passar do tempo, perdeu um pouco de sua mágica e atualmente escreve sem grande dedicação e sem muita inspiração. Os mais recentes livros dele que li foram decepcionantes, tais como: "O Apanhador de Sonhos", "O Talismã", "A Casa Negra" e "Insônia". Em contrapartida, lendo agora, seu segundo livro, publicado em 1975, "A Hora do Vampiro", percebo que é um suspense que prende atenção da primeira à última página, assim como, "Carrie", de 1974, e "O Iluminado", de 1977. Seus primeiros romances.

"Angústia", de 1987, é excelente e muito parecido com "Jogo Perigoso", de 1992. Ambos partem do medo psicológico e não falam do que ele mais gosta: do sobrenatural. Ponto pra ele, já que tanto em literatura quanto em cinema, nos apavoramos muito mais com a possibilidade do acontecimento do que com o fato consumado.

Com a decepção adquirida por seus últimos livros, é difícil me imaginar lendo sua saga de sete volumes, chamada, "A Torre Negra". Foi também bastante decepcionante a vendagem desses livros comparados aos seus clássicos, com milhões de livros vendidos. Acho que não sou só eu que acha que Stephen King deve dar uma parada em sua carreira para repensar sobre o quê escrever, já que o autor é um dos que mais compulsivamente escreve no mundo literário. Pode ser também uma das causas da falta de originalidade das suas últimas ficções.

Eu gostaria que ele desse um tempo, uma pausa, porque gosto dele e gosto do que escreve, e sou uma dessas pessoas que acha realmente que ele é um grande conhecedor do terror, tanto psicológico, quanto sobrenatural.

Só que ultimamente, tá tudo muito natural e chato.

5 comentários:

Giorgio disse...

Concordo com quase tudo mas A Torre Negra é muito bom.
Vale a pena ler os 7 volumes. E esse A Hora do vampiro eu nunca ouvi falar. Vou procurar

Helena disse...

Dele eu só li o Iluminado pra nunca mais. Me deu um medo do cacete!!
Beijos Má.

Fernando Bassat disse...

Eu acho o cara o máximo e não concordo contigo não diva. Acho tudo que ele escreve bom. Claro que tem uns que são obras-primas mas os outros por serem menores não são ruins!
Beijão.

Gean disse...

Recentemente vi um filme chamado Nevoeiro,(deum livro desse cara)bem impressionante e perturbador...

Daniel Saes disse...

Má, o Zaitgest mudou! E com ele a percepção de tempo e a sua dinâmica, já não existe tanta inocência no mundo, o que foi fórmula de sucesso não é mais! E também tem aquela história que é humanamente impossivel o ritmo de escrita do cara, acho plausivel quando dizem que ele deve ter uma equipe que segue determinadas fórmulas.

beijoss