terça-feira, 15 de março de 2011

Curto Alcance


Com o sucesso do filme, "O Segredo de Brokeback Mountain", me interessei em ler o conto que lhe deu origem e adquiri em 2008, "Curto Alcance", da vencedora do Pulitzer, Annie Proulx. O livro conta com 11 contos e têm algo em comum: o estado americano de Wyoming. Na época, lembro que li dois ou três contos e deixei na estante para ler mais tarde os outros. Só agora, li os outros e reeli os primeiros e não sei porquê demorei tanto para devorá-lo. Realmente fantástico, devastador e impiedoso.

Na primeira página do livro, a seguinte frase: "A realidade nunca valeu muito por aqui". Ela foi dita por um fazendeiro aposentado de Wyoming. Um estado cercado de terras, caubóis, montanhas, poeira, neve, bebida, sexo e pouquíssimas distrações. Como diz a resenha do livro: uma terra de ninguém. E como diz uma das personagens do conto "Costa Solitária": Este lugar é triste, meu Deus, como é triste.

Exatamente porque a nossa realidade é completamente outra, é difícil imaginar que ainda exista algum lugar como Wyoming e por isso tão irreal, tão inacreditável e tão verdadeiro.
Em algum ponto do livro, dá uma vontade imensa de gritar. Gritar em nome dessas pessoas esquecidas por todos num buraco imundo, gritar por elas e para elas, em nome de alguma justiça, de alguma alegria, de qualquer tipo de encanto ou magia, livrá-los de uma realidade esmagadora, de uma existência porca e barata e com isso nos livrar de imaginar que podíamos ser nós no lugar deles.

2 comentários:

Michele Mourão disse...

OI Mara, amo o filme o segredo de BB montain, ano passado comprei o livro, mas tem apenas este conto e de fato, diz que o livro faz parte de um livro de contos dela.

bjo

Mara Toledo disse...

Sim Michele! E os outros contos são tão bons quanto o segredo de Brokeback Mountain.

Vale a pena.

Abraço,

Mara.