quinta-feira, 31 de março de 2011

Terráqueos


O escritor Mark Twain disse: "De todas as criaturas já feitas, ele, o homem, é a mais detestável. Ele é a única criatura que causa dor por esporte, com consciência de que isso é dor".

Retirei essa frase do documentário de 2005, "Terráqueos", que infelizmente só assisti hoje. O filme compara o "especismo" da espécie humana com outras relações de dominação, como o sexismo e o racismo. Nada mais justo, já que são bem parecidos.

Através de cenas fortíssimas tiradas de fazendas industriais, lojas e abrigos de animais, o filme ainda explora o comércio de pele e de couro, além do entretenimento que humanos obtém de tragédias animais, como rodeios, pescarias e a caça.


O desrespeito que enxergamos todos os dias de seres humanos com outros semelhentes à ele é ainda maior quando esse ser humano acredita que é superior à outra espécie. Triste e inteiramente relevante o documentário narrado por Joaquin Phoenix, nos deixa bastante conscientes da devastação, da dor, da crueldade e da maldade cometida contra seres que estão na Terra assim como nós e merecem desfrutar dela.


Seja mais consciente do que você come, da onde vem suas roupas e das torturas cometidas contra animais, assista "Terráqueos" e talvez como eu, mude seu jeito de se alimentar, de se vestir e de se divertir. Não acredito que a mudança seja mais difícil que morrer agonizando no seu próprio sangue...

2 comentários:

Anônimo disse...

Assista A CARNE É FRACA..

Beijos

Roberto Lázaro disse...

A nossa sociedade acostumou a comer carne, a criar cachorros para depois abandoná-los, a achar divertido apresentação de animais em zoológicos e a usar pele morta de animais como proteção. Eu venho percebendo que nós só nos acostumamos com merdas. É tão natural o churrasquinho no domingo...ninguém tem ou quer ter consciência de como foi que aquela carne chegou lá.
Assisti ao filme já faz tempo mas me tocou profundamente. Bela lembrança.
Abração.