sexta-feira, 8 de abril de 2011

Massacres adolescentes


Massacre em escola do Rio de Janeiro. Uma tristeza só. E para piorar estou lendo em alguns lugares que todo esse tipo de violância se dá porque os jovens são influenciados por entretenimento violento. Aí eu fico triste pelo acontecimento e puta por causa de explicações leigas e de senso-comum.

As pessoas falam demais e se consideram todas psicólogas, psiquiatras e de áreas afins. Só esquecem que é preciso estudar um bocado para tentar entender o que leva um sujeito a metralhar pessoas. E pela centésima vez eu digo que filmes, video-games, música e afins, não tornam a pessoa um psicopata que mira na cabeça da vítima para ter certeza que ela vai morrer. Se assim fosse, eu mesma seria uma psicopata em potencial, já que assisto filmes grotescos, de violência explícita. Montros não nascem monstros, não há genes de psicoses, elas se tornam monstros.

Falando de maneira bem simplista: ou a criança teve uma boa educação ou ela não teve, ela foi humilhada e maltratada ou não foi, ela sofreu abusos psicológicos e físicos ou não sofreu e só dessa maneira ela se torna um adolescente e adulto bom ou não.

Para quem não gosta de ler obras de psicopatologia, psiquiatria e psicanálise, recomendo (mais uma vez, e recomendarei sempre) a obra incrível, fantástica e perfeita da escritora norte-americana, Lionel Shriver: "Precisamos falar sobre o Kevin". Tudo o que você sempre quis saber sobre massacres adolescentes em escolas está nessa obra literária.

E para terminar frizo mais uma vez em caps lock: FILMES NÃO TORNAM UMA PESSOA ASSASSINA, VIDEO-GAMES NÃO TORNAM UMA PESSOA ASSASSINA, LITERATURA NÃO TORNA UMA PESSOA ASSASSINA.

Ao contrário, se a criança teve uma educação de base boa, com mãe e pai presentes, com carinho, com limites, a arte salva. Logo, se você teve tudo isso, vá ler o livro da Shriver, vá assistir Funny Games (um dos filmes mais violentos e reais que assisti) e seja feliz...

2 comentários:

Anônimo disse...

poie é, meu livro de cabeçeira é precisamos falar sobre o kevin.
Todo pai e mãe deveria ler ou todos os amantes de uma boa literatura.

Anônimo disse...

Eu tambem li o livro e recomendo. Eh incrivel. Perfeito. Detalhista e pertubador. Nada se compara esse e A menina que Roubava Livros deveria virar classicos da literatura