quarta-feira, 17 de agosto de 2011

As Mazelas de ser Psicólogo

Acho insuportável aqueles estudantes de Psicologia ou mesmo os aspirantes à uma vaga na faculdade de Psi que ao serem questionados o porquê de fazerem o curso, respondem: "Porque quero ajudar os outros".

Pois bem, além da maioria dos psicólogos não ajudarem nem a si mesmos, emocionalmente e financeiramente, não ajudam os outros. É fato! Só conseguem ajudar, quando muitíssimo bem remunerados em seus consultórios chiques e pomposos, e ajudam com um certo tédio e prepotência.

Embora a Psicologia supostamente deveria ser a "ciência" do futuro, ela não é a do presente e não será a do futuro, porque ninguém está interessado em vasculhar as suas mazelas: dói muito, leva tempo e custa caro. E mais: não há vagas para muitos que se formam agora, assim como para advogados, dentistas e afins, embora possam estar bem intencionados.

Depois de mais de 10 anos de formada é que consegui um emprego decente na área. Entendam decência: um que ajuda a pagar as suas contas, mas sem essa ilusão utópica de ajuda ao outro. Se é isso que você quer fazer, vá fazer um trabalho filantrópico e aproveite para economizar 5 anos de mensalidades da faculdade.
Se eu fosse escolher agora, com a maturidade que adquiri, diria: Vá fazer Arte. Ganha pouco, assim como a Psicologia, mas te faz sentir incrivelmente bem por fazer algo de realmente útil.

Obs: Isso é apenas e somente um desabafo.

Um comentário:

paula disse...

realmente com o pssar dos anos percebi que nao me entendo e imagina entender os outros, nao sei porque essa cobra~ça em que por ser psicologa tem que ser o mais normal possivel,pura ideologia barata, concordo com vc, e boa sore com o emprego na area, pois esta cada dia mais dificil essa proeza. beijo meu.