segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Discurso de um Casamento

Eu estou aqui para dizer palavras enaltecedoras sobre os noivos, principalmente sobre meu primo/amigo/irmão. Só que nem sempre nossa relação foi amistosa. Aliás tinha tudo para sermos eternos inimigos desde o dia em que eu, criança carente, lá pelos meus dez anos lhe entreguei meu diário para que ele escrevesse algo bonito e delicado. E eis as palavras desse cavalheiro: você é gorda, feia e nunca vai casar. Claro, fiquei ainda mais carente e mais complexada. Ou da vez que a gargalhada dele que lhe é tão peculiar ecoou em um shopping center quando a perna dele me fez mergulhar no chão, e sim, o shopping estava lotado! Mas, ele cresceu e amadureceu, a partir disso ele apenas colocava mariposas gigantes no meu armário, me fazendo correr e gritar pelada pela casa. Acho mesmo que o Daniel nunca amadureceu. Nem eu. Estamos quase a beira dos quarenta com espírito de dezoito ou menos, mas é por isso, por termos almas tão inquietas, questionadoras e apaixonadas quanto os adolescentes que nos completamos.

O conhecimento do Daniel é surpreendente, e ele é tão humilde nesse ponto porque ele compartilha esse conhecimento e me faz uma pessoa melhor, e Édria, espero que isso também te faça melhor porque amor também é conhecimento, conhecimento é amor. Esse homem é um dos poucos grandes amores da minha vida porque é carinhoso, honesto, sincero e gentil e sempre me estendeu a mão mesmo muitas vezes não concordando comigo e espero que ele faça isso todos os dias em relação a você, Édria, que ele te ampare e lhe dê colo, que te faça a mulher mais feliz do mundo porque eu sei que ele é capaz e por outro lado, Édria, espero que você faça desse gigante de coração infinito o homem mais afortunado dessa Terra.

Que os dois possam trocar tudo: conhecimentos, carinhos, tristezas, conquistas. Porque só o amor não basta em um casamento. Acho mesmo que John Lennon estava errado quando cantou: All You Need Is Love. Mick Jagger sempre foi mais sábio: It's Only Rock and Roll but I like it. Que a vida de vocês seja um eterno rock e que vocês dancem pela vida juntos, transpassando toda dificuldade e monotonia da rotina. Se for preciso misturem jazz, bossa nova, rap e aproveitem cada um dos muitos momentos que eu espero que vocês possam ter juntos e por favor me convidem sempre porque nessa festa eu faço questão de estar presente.

É só isso. Felicidades a vocês e que o super-homem possa cuidar de todos nós!

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Histórias de um Sebo

O dia passa lentamente com pessoas chatas pseudo-intelectuais entrando e saindo com certa frequência quando duas garotinhas arrumadas com o uniforme do colégio entram e suavizam o lugar. A menorzinha me pergunta se eu tenho o livro, "Diário de uma Garota Nada Popular". Enquanto procuro o exemplar ela olha para o pote de balas e me pergunta quanto é cada uma. Digo que é de graça e ela feliz, me informa que vai pegar duas, uma para ela e outra para a irmã. Dou-lhe o livro e ela folheia com calma e um sorriso estampado. Me pergunta o preço e respondo que são vinte reais. A menina toda linda pergunta para a irmã mais velha: Quando é que a mãe recebe o bolsa família? Com uma resposta rápida a outra dá de ombros, não sabe. Ela olha com esperança no rosto e desabafa: Pode guardar que eu venho buscar.

Quando as duas saem, eu penso por um momento que ainda há esperança no mundo e por outro momento imagino um outro final para a história: meu braço estendido oferecendo que ela leve o livro, mas não fui tão rápida e uma lágrima escorre do meu rosto.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Desconexando, desligando, implorando

"E quando chega a noite e eu não consigo dormir, meu coração acelera, e eu sozinha aqui. Mudo o lado da cama, eu ligo a televisão..."
Só para os apaixonados, só para os que sentem o corpo tremer e a boca ficar seca, o coração acelerado, a magia, a magia. Sweet dreams. Borboletas dançando no estômago. Tudo desconexo quanto as palavras escritas aqui.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Esmeraldas - Tiê



Track by track do novo disco da cantora Tiê.
 
1 - Gold Fish - Começa melancolicamente e mais tarde o som poderoso dos instrumentos percussivos. Belo começo.
 
2 - Par de Ases - Movimentadinha a música propõe: "Se você me pedir, eu mudo. Se você implorar, eu mudo. Se você insistir, eu mudo. Ainda prometo muito mais". Hum rum...
 
3 - Máquina de Lavar - Sacaninha, deliciosa, bem Tiê.
 
4 - Urso - Talvez a mais pop entre as músicas pop do disco.
 
5 - Mínimo Maravilhoso - No mínimo, maravilhosa. Dá para suspirar.
 
6 - Esmeraldas - A música que dá título ao disco é a que mais devaneia entre poesia e música.
 
7 - Isqueiro Azul - Música típica da cantora. "Valeu. Por todo o dia que te vi. Valeu, mas eu vou resistir. O seu isqueiro azul tá aqui. Será que você vai lembrar?".
 
8 - Depois de Um Dia de Sonho - Para sonhar como diria Marcelo Jeneci. Para cantar, para sorrir. Ótima para namorar.
 
9 - Vou Atrás - Melosa e repetitiva, dá para passar para a próxima canção.
 
10 - A Noite - Talvez a mais bela música do disco. Para ouvir no repeat.
 
11- Meia Hora - Depois de escutar a faixa anterior, a gente meio que desliga dessa que não chega a empolgar.
 
12 - All Around You - Engraçadinha, mistureba português/inglês. Fecha bem o disco redondinho.