sábado, 6 de junho de 2009

Suicídio


O corpo do ator David Carradine foi achado nesta quinta-feira num quarto de hotel. Pelo que tudo indica, o ator se enforcou. Uma pena, já que com a ajuda de Quentin Tarantino, ele havia sido re-descoberto e feito um lindíssimo e empolgante papel em "Kill Bill".
O filho da poeta Sylvia Plath (que também se suicidou), biólogo bem sucedido, de 47 anos parece ter "herdado" da mãe a vontade de se matar e o fez - assim como a amante do marido de Sylvia na época.

O suicídio é algo difícil de se entender, como psicóloga, a causa mais provável é a de agressividade que o indivíduo não consegue submeter ao outro que ele gostaria de machucar, por consequência, se transforma em auto-agressão. Mas nesse caso é apenas uma teoria para consultório.

Na literatura - em épocas muito diferentes, encontram-se diversos casos de suicídio, como em Dante na Idade Média, John Donne na Renascença, William Cowper e Thomas Chatternon na Idade da Razão, na agonia romântica e assim por diante.
Como algo que nos assusta e por isso, nos interessa, indico o maravilhoso livro do historiador, A. Alvarez: "O Deus Selvagem". Vale a pena pela literatura e pelas teorias fantásticas de quem estudou e pesquisou bem o assunto, além dos relatos de seu convívio com a brilhante Sylvia um pouco antes dela morrer.
Esclarece? Não. Mas já é um começo.

5 comentários:

VaneideDelmiro disse...

Ótimo texto. Ótima dica!

Fernando Bassat disse...

Esse livro é foda! Super essencial.
Beijo diva.

Helena disse...

Eu acho que a gente de modo geral quer respostas exatas mas que o comportamento humano não se encaixa neste tipo de molde.
E agora que você citou lembro dos poemas de Sylvia Plath e lamento muito que ela não exista mais.

Kizzy Ysatis disse...

passei pra falar que amei suas resenhas de o lutador e gran torino

Valentina disse...

Anotadíssimo a dica!
Beijo grande e saudade de você.