sábado, 19 de setembro de 2009

E de novo o cigarro


Voltando ao assunto sobre a lei sobre a proibição do cigarro, já que postei, não acerca disso, mas citando essa problemática, se assim pode-se denominar, queria deixar alguns outros comentários, não como fumante, mas como psicóloga, especializada em psicanálise e psicossomática.

É inegável que o cigarro é um fator de risco para a obtenção de um câncer, mas a psicossomática já provou que apenas esse fator isolado não é determinante. Como não pretendo dar aulas teóricas sobre o assunto, cito grosso modo e de maneira até simplória, casos que conhecemos, pessoas que nunca fumaram e morreram de câncer e pessoas que fumaram a vida toda e morreram de velhice.
O câncer para ser adquirido precisa de algo mais, que na psicossomática nós chamamos de "má- mentalização". Sem ela, não há câncer, como não há gastrite, gripe, reumatismo, dores de cabeça e outras 90% de doenças que lotam consultórios médicos.
A pergunta que me fazem é: Se a psicossomática tem as respostas para a maioria dos males que o corpo adquire, por que continuamos a tê-las? Por que a população em geral não sabe de nada? E mais uma vez - já disse nesse blog - que não é do interesse do Conselho Federal de Medicina e nem das poderosas indústrias farmacêuticas que a população descubra que quase tudo pode ser curado num consultório de um psicossomatista. E a grana que iam perder? E os médicos, viveriam do quê?

Não descarto o fator genético, o biológico que aliado ao fator psicológico forma o que chamamos Humano, mas ao contrário de mim, os biólogos, geneticistas não abrem mão de suas verdades absolutas, de suas crenças medievais, de seus estudos retrógrados.

Isto não é uma apologia ao cigarro, é apenas um desabafo de uma pessoa cansada de ouvir as mesmas falácias pelas mesmas pessoas todo o tempo.

5 comentários:

Leandro Negreiros disse...

Debates sempre serão bem vindos... Adoro o que vc escreve. Adorei o livro "O crime do Restaurante Chinês", que li por indicação sua.
Bjs

Fernando Bassat disse...

Cara, uma vez vc tentou me explicar esse negócio de má mentalização e não entendi nada; sou meio limitado mas estou esperando uma segunda chance!
Concordo com o Leandro, e vc sabe disso, adoro, adoro tudo o que vc escreve diva.
Beijão e saudade.
Obs: Quando a gente vai almoçar novamente?

Lara Rodriguez disse...

Foi muito legal ter falado com você no messenger, você continua sendo a criatura mais dócil do planeta. Te amo. Beijos de saudade.

Anônimo disse...

Lei idiota.

Daniel Saes disse...

Ai Mara você adora uma teoria conspiratória, não é possivel! A psicossomática não é levada a sério porque a psicologia em sí também não é! Assim como muitas outras ciências não o são. Mentalização, energias positivas, "O Segredo", florais de Ba (assim que se escreve?) ou homeopatia, enfim acredite no que quiser, mas no final se você pensou positivo, ou esta estressado tudo isso produz respostas neuroquímicas, mecanismos ainda não completamente desmistificados e que a psicologia como ciência é insuficiênte em seu campo de atuação fenomenológico para poder alcançar. Não gostou? Vai estudar bioquímica, porque essa o Freud não explica kkkkk!