quarta-feira, 21 de abril de 2010

Criação


O longa conta a história e o drama do cientista Charles Darwin. E mostra quase que didaticamente a teoria que abalou o mundo das idéias há mais de 150 anos.

Darwin escreveu "A Origem das Espécies", em 1859 em uma Inglaterra vitoriana e crente em Deus. Mas o filme não mostra apenas o dilema do cientista em publicar o estudo em que "mata deus", mas os dilemas familiares: a perda da filha de 10 anos, a religiosidade de sua mulher, vivida nada mais nada menos por Jennifer Connelly, e sua saúde precária.

O filme não é sensacional, nem fica perto disso, mas tem uma interpretação poderosa de Paul Bettany, uma direção de arte bem feita, e uma história que prende não só os amantes da teoria darwniana, mas também os leigos (atrás de mim no cinema, o homem pergunta para mulher ao seu lado: do que se trata esse filme? - resposta: sobre a vida de Darwin - outra pergunta: quem é Darwin?) Se não fosse triste, seria cômico.

E para o mesmo anônimo que me perguntou porquê Jennifer Connelly era uma das maiores atrizes vivas, taí uma boa resposta: assista ao filme e perceba que mesmo fazendo um papel "menor", ela se destaca em cada fala, em cada expressão facial e corporal. Alem de ser bela, belíssima, de morrer e de viver.

Bora para os cinemas...

2 comentários:

Anônimo disse...

Não saber quem é Darwin é fim de carreira...:)

Lisa disse...

Linda a Jennifer linda linda linda linda.