quinta-feira, 8 de abril de 2010

Lie to Me e a ciência




"Lie to Me" (aqui no Brasil, com o título horroroso de "Engana-me se puder") não é só um seriado norte americano interessante, ele parte de uma premissa viável e que chama atenção de qualquer pessoa: como detectar que o outro está mentindo? Pergunta fácil para o Dr. Cal Lightman (Tim Rooth), especialista em ler as expressões faciais e a linguagem corporal.
Estudos psicólogicos, psiquiátricos e neurológicos apontam que é possivel tal vertente de credibilidade. Juntos com biólogos, os especialistas chegaram à conclusão que as emoções humanas e a forma de expressá-las são inatas e universais. Em outras palavras: alegria, dor, raiva, nojo, vergonha, irritabilidade e outras emoções são mostradas pelas faces e corpos das pessoas da mesma maneira, sendo elas, crianças, adultos, idosos, brancos, negros, índios, praticantes de qualquer religião ou de qualquer parte do mundo.

A expressão facial da culpa é a das mais interessantes e mais fáceis de se detectar, é só olhar para as faces do ex jogador O.J. Simpson e do ex presidente George W. Bush. Mas as vezes essas expressões são tão rápidas que o locutor ou observador não conseguem identificar. Muitas vezes é necessário equipamentos de câmera para monitorar o que os cientistas chamam de "microexpressões".

Na série televisiva criada pelos mesmos produtores de "24 Horas", como em qualquer série de investigação policial, as coisas parecem mais simples do que de fato elas são. Mas "Lie to Me" é fortalecida por fatos científicos e bases concretas e empíricas.

Seria uma tremenda evolução para a maioria das ciências que essa técnica fosse mais estudada e que houvesse mais artigos e livros sobre o assunto. Se assim tivesse sido no passado, O. J. Simpson estaria na cadeia e o povo dos Estados Unidos não teriam elegido George W. Bush.

7 comentários:

Helena disse...

Nunca assisti ao seriado mas achei ótimo o post. E o mais engraçado é que o bestalhão que aparece atrás do Bush tem a mesma expressão.
Mas imagine alguém que seja especialista nisso e além disso seja casado? Coitada da mulher! (rs)
Beijo Ma.

Giorgio disse...

Muito bacana esta série de tv e eu me perguntei quando assistia se havia alguma fundamentação científica nela. Que bom que vc falou.
Tem algum texto que vc indica?
Vlw

Fernando Bassat disse...

Um ou outro especialista em mentiras tudo bem mas imagina todo mundo? seria um outro tipo de caos. Não acha não diva?

Nina disse...

a série é deliciosa assim como a idéia de você conseguir ter acesso às mentiras dos outros...

Mara Toledo disse...

Beijos pra todos, e Giorgio, tem um artigo português aqui na internet que eu gosto bastante.
Dê uma olhada:

http://www.apagina.pt/?aba=7&cat=149&doc=11118&mid=2

Gean disse...

Boa dica, verei asssim que encontrar!
Mas assim ,o título tbm poderia ser : 'me engana que eu gosto' pois muitas pessoas costumam acreditar em qualquer coisa , por mais 'deslavada' que seja a mentira ela acredita por pura falta de coragem de encarar o que chamamos de realidade! rs

Anônimo disse...

errou,a expressão na face de Bush é d vergonha,não de culpa,se não as sobrancelhas não estariam oblíquas e a cabeça tería abaixado