segunda-feira, 9 de agosto de 2010

"Preciosa" e "Um Sonho Possível" em DVD






"Preciosa" e "Um Sonho Possível" têm características parecidas. Os dois filmes tratam basicamente de ambientes hostis para pessoas negras de baixa renda nos Estados Unidos contemporâneo que de alguma maneira são acolhidas por pessoas brancas com um 'bom coração'. Mas existem diferenças avassaladoras: enquanto em "Preciosa", o roteiro é cru, sem rodeios e sem enrolações - um filme enxuto e curto - assim como o livro que lhe deu origem, de um linguajar pesado e extremamente triste e devastador, "Um Sonho Possível", é muitas vezes cansativo em mais de duas horas de filme, num roteiro abrangente - não com isso, que seja intrigante. Nem sempre o detalhismo ajuda numa obra de ficção.


Eu consigo enxergar várias 'Preciosas' mundo afora; maltratadas e humilhadas, sem uma educação que lhe sirva de consolo ou que possa ajudar a sair da pobreza física e mental absoluta, enquanto eu não consigo enxergar mundão afora uma família tão bondosa e decente, que não discute e sempre concordam como em "Um Sonho Possível".


Mas se os dois filmes têm algo em comum e bom é que ajudam a levantar a bandeira contra o racismo, e em contrapartida, nos faz enxergar como fazemos tão pouco pelo próximo - por preguiça ou por incapacidade. Que esses dois filmes consigam nos motivar a sermos melhores, conosco e com os outros, independente de crença, raça e o diabo a quatro.


E digo com maior prazer: Sim à tolerância. Sim à diversidade.

5 comentários:

Gean disse...

Haha,dessa vez já vi os dois filmes!

Sonho impossivel é lugar-comum mas este Preciosa!Menina quê que é aquilo? Estou 'impactada'(no bom sentido) até agora!!!

Beijos Ma.

Nina disse...

chorei um bocado em um sonho possível, achei a atuação da sandra bullock bem satisfatória mas preciosa é um filme precioso, daqueles que a gente leva no coração.lindo ,lindo.

Fernando Bassat disse...

Apoiado! Mas só gostei de Preciosa, acho a Bullock meio charlatã...
Beijo diva.

Anônimo disse...

Sim! Sim! e sim!

Nathy R. disse...

Interessante, fiquei curiosa irei assistir.
Beijos
Nathalia.