quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Quero ver Caetano dar sua risada

Nesta última terça-feira estava procurando alguma coisa na Tv quando me deparei com um show que Caetano Veloso fez para a MTV. E como fã assisti inteiro e percebo que ele continua o mesmo - mesmo sendo diferente. Continua rebolando, a viadice continua lá, num senhor que na maioria das vezes não é viado. É a mistura. Representa todos e canta tudo.
Caetano para muitos, a maioria, aqueles que se divertem e se entretém com danças do créu e batidas-mesmas das "musas" do axé, é um chato. E ele é chato porque fala tudo o que pensa a seu bel-prazer, de política à entretenimento. Tudo passa por ele. Todos querem saber sua opinião. E depois reclamam de suas respostas. Essas pessoas não gostam de sua inteligência privilegiada, de sua cultura vasta, do esnobismo e prepotência que lhe é tão característico, porque não entendem o que ele fala. Simplesmente isso: inveja maldosa.

Talvez a canção "Como Nossos Pais" cantado lindamente por Elis Regina esteja certíssima. Nossos ídolos ainda são os mesmos - e não estou falando da massa que se acostumou alienadamente com os mesmos acordes de músicas sertanejas - porque ninguém atualmente conseguiu ainda ser tão bom quanto Caetano, Chico, Milton, Gil, Ney. Poucos na música brasileira atual conseguem chegar a um nível equivalente. Já venho escrevendo sobre os que me emocionam: Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown, Adriana Calcanhotto, Marisa Monte e Lenine. Mas são tão poucos...

E imagino que temos que continuar reverenciando pessoas que construiram uma identidade musical marcante e característica na música popular brasileira. Errado: não precisamos reverenciar, mas respeitar é o mínimo.

Em uma parte desse show ele canta "Irene", e cantamos com ele: "eu quero ir minha gente, eu não sou daqui, eu não tenho nada, quero ver Irene rir, quero ver Irene dar sua risada". É isso Caê: somos tão efêmeros que deveríamos ter consciência que a risada de alguém que amamos pode ser incrivelmente delicioso, pode e deve ser o melhor da vida.

Espero continuar ver por muito tempo, Caetano rebolando e soltando a sua bela risada. Nessas horas sinto-me também privilegiada.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Com todo o meu carinho

Tem dias que eu fico extremamente rabugenta e desconto na pessoa mais importante pra mim.
Isso é um pedido de desculpas por toda a minha intolerância.

Quando te vi passar fiquei paralisado
Tremi até o chão como um terremoto no Japão
Um vento, um tufão
Uma batedeira sem botão
Foi assim viu
Me vi na sua mão

Perdi a hora de voltar para o trabalho
Voltei pra casa e disse adeus pra tudo que eu conquistei
Mil coisas eu deixei
Só pra te falar
Largo tudo

Se a gente se casar domingo
Na praia, no sol, no mar
Ou num navio a navegar
Num avião a decolar
Indo sem data pra voltar
Toda de branco no altar
Quem vai sorrir?
Quem vai chorar?
Ave maria, sei que há
Uma história pra sonhar.

O que era sonho se tornou realidade
De pouco em pouco a gente foi erguendo
O nosso próprio trem,
Nossa Jerusalém,
Nosso mundo, nosso carrossel
Vai e vem vai
E não pára nunca mais... (M. Jeneci)

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Errata: Essa é a foto da semana


Embora D. não saiba me dizer quem tirou a foto eu a achei linda e a tatoo original e bela, assim como a dona dela.

Foto da Semana + Top 10


A top número 1 de todos os tempos, Kate Moss, está no Brasil, linda e chiquérrima como sempre. Gisele Büdchen que nada...
E na vitrolinha:

1 - Vampire Weekend - Cousins.
2 - Marcelo Jeneci - Pra Sonhar.
3 - Norah Jones and Belle & Sebastian - Little Lou, Ugly Jack, Prophet John.
4 - Russian Red - Take me Home.
5 - Joni Mitchell - All I Want.
6 - Betty Wright - Good Lovin´
7 - Till Bronner e Vanessa da Mata - O Que Será.
8 - Spoon - I Turn My Camera On.
9 - Patti Smith - When Doves Cry.
10 - Morphine - The Night.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Amor, sexo e quartos de hotéis



Belíssimo filme: "Um Quarto em Roma" do diretor Julio Medem, o mesmo de "Amantes do Círculo Polar" e "Lucia e o Sexo" e lindíssima canção do grupo Russian Red, "Loving Strangers". Tudo perfeito!

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

História Idiota

Calor do caralho. 40 graus nesse Brasil de merda. Pobre só se fode. Tem chá pronto, mas não quer; corre para a despensa e procura algo mais forte. Tem cachaça? Mergulha de cabeça. Tédio. Pausa.
Não quer trabalhar todos os dias, é chato, cansativo, burocrático. Não quer ficar em casa todos os dias. Tédio. Pausa. Grito.
Pega um cigarro, seu melhor amigo, aquele com quem compartilha todos os pensamentos e sensações. Acende, liga o rádio, desliga o rádio, liga o computador, desliga o computador, liga a TV, tá passando um filme com a Julianne Moore. Deixa no filme. Ela dá tesão. Ação. Vai para o chuveiro, água fria no corpo quente, pulsante. Se toca, não precisa de muito tempo. Goza. Segura um instante na parede e depois desaba. Pausa.
Vai pra cama, dorme e não sonha.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Pérolas de um Gênio

Lançado pela Companhia das Letras, com organização e seleção do espanhol, Fernando Gómez Aguilera, "As Palavras de Saramago" é um livro que reune quase tudo que o escritor português declarou para os jornais impressos. Eis algumas frases incríveis que já valem a leitura:

"O amor não resolve nada. O amor é uma coisa pessoal e se alimenta de respeito mútuo. Mas isso não se manifesta no coletivo. Já estamos há 2 mil anos nos dizendo essa história de nos amar uns aos outros. Adiantou alguma coisa? Poderíamos mudar para respeitar uns aos outros, e ver se assim tem maior eficácia. Porque o amor não é suficiente".


"A Igreja Católica em muitos atos de sua vida e de sua atividade não fez mais do que ofender os outros".


"O Vaticano se escandaliza muito facilmente, especialmente com pessoas estranhas a seus quadros. Eles deviam se concentrar nas suas orações e deixar as pessoas em paz".


"Todas as guerras são absurdas, mas as guerras de religiões são as mais absurdas de todas, porque se fazem em nome de não se sabe o quê. A capacidade de autoengano do ser humano não tem limites. Inventa algo e acaba acreditando que isso que inventou é definitivo em sua vida. Tudo passa dentro dele, fora, nada. Que idéia é essa de que um Deus poderosíssimo e imponente ia criar seres humanos à sua imagem e semelhança para pô-los numa pequeníssima galáxia, num sistema solar insignificante, num minúsculo planeta com todo o universo ao seu redor? Criou todo um universo para isso?"


"Os pessimistas são pessoas insatisfeitas com o mundo. Em princípio, seriam as únicas interessadas em alterar a rotina, uma vez que, para os otimistas, é razoável como está. Mas, ultimamente, gosto de dizer outra coisa: eu não sou pessimista, o mundo que é péssimo."


"Como podemos ser otimistas diante de um planeta onde as pessoas vivem tão mal, a natureza está sendo destruída e o império dominante é o do dinheiro?".


Palmas pra ele!!!!!

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

E é só

E no final eu choro, porque estou sozinha na noite escura. Porque sempre estive e sempre estarei.