quarta-feira, 6 de abril de 2011

Me espanta e eu gosto

Poucas coisas me surpreendem nas pessoas - em seu aspecto positivo, claro - mas algumas me deixam realmente admiradas, como por exemplo alguém escolher fazer um curso de russo sem necessidades especiais por causa de trabalho, mas por hobbie, ou ao invés de escolher uma viagem para os Estados Unidos, embarcar para a Ucrânia. Nos dias atuais, qual a verdadeira necessidade de se estudar "História da Arte"? Nenhuma, por isso, me admiro e me espanto. Gosto daquelas pessoas que ficam horas nas livrarias, mesmo não comprando nenhum livro, apenas mexendo, folheando, se intrigando com vários assuntos ao mesmo tempo. Daquelas outras que escolhem comprar cds que desconhecem o conteúdo ou assistir filmes que nunca ouviram falar, de países como China, Índia, Suécia apenas para conhecer o que não conhecem até então. Tem outras que amam experimentar novos sabores, comidas exóticas, mesmo que jamais voltem a comer a mesma coisa e admiro os "idiotas" que escalam montanhas, saltam de pára-quedas e outros tantos esportes radicais;todas essas pessoas sentem o que a esmagadora maioria não sente. Eles se libertam das amarras do senso-comum, das mesmices sem fim, da normalidade, dos critérios, do cotidiano bizarro estabelecido por celulares, computadores e tudo o que há de moderno, e convenhamos, chato. Eles são as pessoas que não perderam o interesse em existir, em descobrir, são crianças adultas que não perderam a curiosidade própria e inerente ao ser humano - que é desestimulado por nossa sociedade - de conhecer.
Acho honestamente que precisamos de mais gente assim para que esses animem os demais. E que o ânimo tome conta um pouquinho de nós, e de mim e de todos.

3 comentários:

Lisa disse...

Sim,essas pessoas alimentam nossa vontade de viver. Corretíssimo o seu texto.
Abraço

Roberto Lázaro disse...

De vez enqdo eu faço essas coisas tbém; estudo alemão por hobbie e comprei no último mês um livro de um cara espanhol chamado Manuel Vazquez Montalban que eu nunca tinha ouvido falar mas que estou apreciando muito. A curiosidade também me move.
Abração Mara e seu blog tá ficando cada vez mais legal.

Nina disse...

esta postagem é bem parecida no intuito com a anterior,percebe? realizar mil coisas interessantes antes de morrer, se entusiasmar como você disse é se manter vivo. mas gostei dos dois textos.
beijo inteiríssimo.